BLOG MARCOS JUNIOR BJI

Presos estelionatários que aplicavam golpes em Cachoeiro-ES


Cleiber Costalonga, de 39 anos, e João Paulo Gonçalvtrioes Santos, de 23 anos, foram presos na residência utilizada como base da associação, em Cachoeiro-ES.


Já Luiz Claudio Vigna, de 34 anos, foi preso em sua residência no município de Anchieta.
Além das prisões, foram apreendidos diversos materiais utilizados para a realização dos crimes.

Os três integravam uma associação criminosa que praticava estelionatos em toda a região sul do Espírito Santo.


"Modus operandi"
Segundo a Polícia Civil, os crimes aconteciam seguindo o mesmo padrão.
Inicialmente, um membro ligava para o telefone residencial da vítima informando ser funcionário de uma seguradora de banco e a perguntava sobreuma possível compra que a vítima havia efetuado no cartão de crédito.
“Após informar sobre essa possível compra, o criminoso dizia para a vítima entrar em contato com o banco pelo número 0800 registrado na parte de trás do cartão e estornar o dinheiro. A vítima, então, desligava o telefone para ligar ao banco, mas o criminoso nãodesligava a chamada, o que travava o telefone da vítima e a impedia de ligar realmente para a central do banco”, explicou a PC.

De acordo com o delegado responsável, pensando ter ligado para o banco, a vítima fornecia ao interlocutor todos os dados pessoais.
Por fim, os criminosos convenciam as vítimas a entregarem os cartões de crédito para um motoboy, pois os cartõespara um motoboy, pois os cartões precisariam passar por uma perícia, tanto do banco, quanto da Polícia Civil.

Das vítimas, uma é de Iconha, duas de Vitória, duas de Rio Novo do Sul e cinco são de Cachoeiro de Itapemirim. Estima-se que os prejuízos das vítimasultrapassaram a quantia de R$ 100 mil”, relatou.

Fonte: Folha ES

Por Marcos Junior

Postagem Anterior Próxima Postagem