BLOG MARCOS JUNIOR BJI

Conferência municipal PC do B elege nova diretoria e lança pré-candidatura de Evaldo à prefeito de Bom Jesus do Itabapoana










PCdoB consolida seu protagonismo político em Bom Jesus do Itabapoana.
Aproximadamente cinquenta pessoas prestigiaram a Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ocorrida nesta última sexta-feira (25/10), na Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana. Dentre os participantes, diversas lideranças dos movimentos sociais e dirigentes de partidos aliados.
Os presidentes do PT de Bom Jesus, Luiz Antonio Fernandes e o presidente do sindicato dos servidores municipais e membro do núcleo do Psol Bom Jesus, Rogerio Lima Araujo, reforçaram a necessidade de construção de uma frente ampla e a consolidação de um projeto popular com a unidade dos partidos progressistas juntos ao PCdoB.
A conferencia se iniciou com a intervenção do membro do Comitê Central do PCdoB e professor do Instituto Federal Fluminense, Luciano Rezende Moreira, que apresentou a Resolução Política nacional do Partido e destacou a história de luta do quase centenário Partido Comunista do Brasil.
O presidente da União Municipal dos Estudantes, Pedro Lucas Boechat, que também preside a União da Juventude Socialista (UJS), destacou em sua intervenção a organização da juventude na cidade, citando os atos em defesa da educação nos dias 15 e 30 de maio.
Também falaram pela juventude os camaradas Lucas Brasil e Letícia Thayane Gomes, dos núcleos universitário e secundarista da UJS, respectivamente.
O presidente do Grêmio Estudantil do IFF, Paulo Victor Barbosa, ressaltou em sua fala a importância da organização dos movimentos sociais e saudou o PCdoB por essa construção. O dirigente municipal do PCdoB, André Luiz Figueiredo Nunes, em sua intervenção, destacou o governo do Maranhão dirigido pelo comunista Flávio Dino ressaltando a atenção dada à educação e a valorização dos professores naquele estado.
A vice-presidenta do Partido, Nilta Leal, reforçou da necessidade de o PCdoB se organizar nas bases e ter representatividade em seus espaços de atuação junto aos movimentos sociais.
O presidente Lucas Del Rey enalteceu a reconstrução e reestruturação do Partido desde a última conferência extraordinária que elegeu nova direção em fevereiro de 2019, reafirmando a oposição ao governo Bolsonaro. Del Rey citou o contingenciamento na educação, os problemas ambientais (o desmatamento e queimadas e agora o vazamento de óleo no Nordeste), o isolamento diplomático promovido por uma política ideológica e submissa aos interesses do capital Internacional gerando privatizações e ataque aos trabalhadores. Criticou também a reforma da previdência, o aumento do desemprego, além da criminalização dos movimentos sociais e a prisão política do ex-presidente Lula.
Em sua fala, Del Rey reafirmou a oposição ao governo Witzel demonstrando que esse governo é fruto do bolsonarismo que adota uma política de segurança pública que institucionaliza a pena de morte com o extermínio dos mais pobres
Ao final da Conferência, foi passada a palavra ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Evaldo Evaldo Valerio, anunciando o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito pelo PCdoB.
Em sua intervenção Evaldo destacou que a cidade precisa avançar mais na geração de empregos e investir mais na saúde, cultura e segurança pública. Destacou também as transformações feitas no PCdoB municipal que o reaproximou de suas bases.
Por fim Lucas Del Rey anunciou os nomes propostos para assumirem a direção do Partido e após votação foi anunciada nova direção e os delegados eleitos para Conferência Estadual.


Postagem Anterior Próxima Postagem