Prefeito de Bom Jesus do Norte líder de não isolamento aponta erro e culpa torre de celular


No extremo Sul do Estado está localizada a cidade que registrou a pior taxa de isolamento entre os 78 municípios capixabas. Bom Jesus do Norte teve na terça-feira (5) apenas 39,6% dos moradores em casa, conforme os dados do monitoramento feito por operadores de celular enviados ao governo.

No entanto, o prefeito da cidade, Marcos Antônio Teixeira, alega que os números estão errados e é a sua proximidade com o estado do Rio de Janeiro que está atrapalhando esse monitoramento, segundo o prefeito.

Apenas uma ponte faz a separação entre a cidade e sua vizinha (e já no Rio de Janeiro), Bom Jesus do Itabapoana. Além da ponte, em comum as cidades também compartilham a torre de celular e o equipamento seria o motivo do erro na coleta dos dados.

“Na verdade, o índice não corresponde com a realidade da cidade. Eles (operadoras) estão fazendo o levantamento com base na torre de celular mais próxima daqui que fica em Bom Jesus do Itabapoana e tem código de área 22, pega os dados da cidade vizinha”, 
Justificou Teixeira.

De acordo com ele, esse fato foi comunicado ao governo do Estado para que seja revista essa taxa de isolamento do município.

“Mais de 60% da população está cumprindo com o isolamento social”, garantiu o prefeito, que prosseguiu “a população está muito consciente. Desde que a covid-19 começou a avançar pelo Estado, começamos a tomar medidas com carros de som pela cidade e redes sociais”.

Segundo o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Bom Jesus do Norte tem 11 casos confirmados do novo coronavírus e quatro pessoas curadas.

No entanto, o prefeito destacou que apenas uma pessoa ainda segue em tratamento na cidade e as outras 10 já estão curadas. Ele acredita que a atualização no painel será feita nos próximos dias.

“Montei um centro de monitoramento na cidade. Se um paciente dá entrada na unidade de saúde com sintomas do coronavírus, ele passa a ser monitorado. Contratei três médicos, dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem para esse centro. O paciente passa a ser monitorado 24 horas por dia pelos profissionais com medicamento e equipamentos de proteção individual para proteger ele e a família”, explicou.

No último sábado (2), a cidade deixou a classificação de alto risco para contágio pelo coronavírus para risco moderado, já que o coeficiente de contaminação no Estado aumentou e novos casos não foram registrados no município.

Nesta semana, os comércios puderem reabrir na cidade, contou o prefeito. Os lojistas seguem protocolos para o atendimento e o funcionamento é das 10 horas às 16 horas.

Por Leone Oliveira/ Tribuna online

Prefeito de Bom Jesus do Norte líder de não isolamento aponta erro e culpa torre de celular Prefeito de Bom Jesus do Norte líder de não isolamento aponta erro e culpa torre de celular Reviewed by Blog Marcos Junior BJI on maio 07, 2020 Rating: 5

MAIS LIDAS DE HOJE

Postagens mais visitadas