BLOG MARCOS JUNIOR BJI

Deputado Federal Chiquinho Brazão (UNIÃO/RJ) apresenta projeto de vacinação gratuita para cães e gatos

Pensando na prevenção de doenças transmissíveis, Chiquinho Brazão propõe a inclusão das vacinas polivalentes v8 para cães e v4 para gatos gratuitamente.



Ter um animalzinho de estimação, traz muita alegria para os donos, principalmente quando estão saudáveis e felizes, por isso é muito importante garantir que eles estejam com todas as vacinas em dia.

A vacinação dos animais é uma questão de saúde pública. Foi apresentado na câmara federal, o projeto de lei 3029/2021, de autoria do Deputado Federal Chiquinho Brazão UNIÃO/RJ, para que as vacinas polivalentes v8 para cães e v4 para gatos sejam aplicadas gratuitamente.

Segundo a organização mundial da saúde estima-se que só no brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados. Junto com os abandonos, vem as doenças, não apenas dos animais, mas também as que são transmitidas para as pessoas. 

A vacinação em cães e gatos, assim como nos humanos, possuem dois objetivos:  proteger o animal de estimação contra doenças infecciosas, e protegê-los contra os agentes circulantes dessas doenças.

Entender que a vacinação dos animais domésticos é tão importante para os pets quanto para os humanos é o primeiro passo para uma vida segura e saudável. 

Mas, segundo o deputado, muitos tutores não têm condições financeiras de pagar as vacinas, e justamente por isso a necessidade de investir na prevenção através da vacinação.  “Não podemos negar o impacto financeiro para as famílias de baixa renda que procuram atendimento clínico para seus animais. Eles, assim como nós, precisam de cuidados, e por conta desses gastos, muitos são abandonados, principalmente quando estão doentes. Nosso compromisso é com a saúde, e investir em vacinas, é investir em saúde pública”, conclui o deputado.

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Postagem Anterior Próxima Postagem